Pontos Turísticos

Capela Nossa Senhora da Guia

Praia Grande - SP
Capela Nossa Senhora da Guia

Quem nunca viu uma pequena igreja ou capela a beira de uma estrada brasileira ? Muitas vezes estes templos são erguidos não necessariamente pela própria igreja católica, mas por fiéis em busca de uma forma de agradecer um milagre ou graça recebida . É o caso desta simpática capela chamada de Nossa Senhora da Guia.

Localizada ao lado do “Portinho” da Praia Grande, a Capela de Nossa Senhora da Guia foi inaugurada em 1894. Erguida pelo capitalista e proprietário de terras de origem portuguesa José Pereira Soares, sua construção foi em cumprimento de uma promessa de Soares pela recuperação de uma filha que esteve gravemente doente.Não foram medidos esforços para tornar a capela uma realidade, sendo que a imagem da santa veio da região portuguesa de Trás os Montes.

A capela permaneceu em excelente estado de conservação por décadas, até que nas últimas décadas do século 20 começou a ser deixada de lado. Foi neste período, nos primeiros anos da década de 60, que a imagem de Nossa Senhora da Guia foi roubada e, curiosamente, encontrada à venda anos mais tarde em uma feira de antiguidades do Rio de Janeiro por um morador de Praia Grande.

Este mesmo morador, adepto de Nossa Senhora da Guia, adquiriu a estátua e a trouxe de volta para a capela. Apesar de pertencer à Cúria Metropolitana de Santos e a Paróquia Santo Antônio de Boqueirão, por muitos anos foi uma família que cuidou da capela, mantendo-a funcional e limpa, através de recursos oriundos da venda de velas e donativos de viajantes e fiéis que visitavam o local. Com o tempo esta família deixou a região e a capela começou a ficar esquecida e abandonada.

O cenário do local atualmente já foi mais desolador em 2014 quando visitamos a região para fotografar pela primeira vez (fotos no final do artigo). Apesar das inúmeras promessas de recuperação, a capela está em mau estado de conservação e a única coisa feita recentemente foi a pintura da fachada e portas.

O sino continua ausente de seu lugar (teria sido guardado ou roubado ?), as portas continuam lacradas e os vitrais quebrados. O local, que chegou por muito tempo a ser até caminho de romaria, atualmente está desértico. Não há como entrar, seja para visitar ou rezar no interior da capela. Não é possível sequer saber se a imagem de Nossa Senhora da Guia continua lá dentro conforme o desejo de seu construtor, José Pereira Soares, ainda no século 19.

Aguarde..